sexta-feira, 14 de julho de 2017

Nosso árbitro no México - 2

AI Antonio Bento, em Recife,  no último fim de semana
Continuamos com a entrevista do AI Antonio Bento, concedida ao blog Reino de Caíssa e publicada no dia 27 de maio de 2012.

Os fotógrafos e cinegrafistas ficam trabalhando quanto tempo durante a partida?
Fotografias com flash e filmagem com luzes em cima da mesa só é possível nos primeiros cinco minutos de cada rodada. Mas a partida é acompanhada por filmagens sem luzes fortes em cima e sem flash depois dos 5 minutos iniciais.É proibido fazer barulho.

Quanto ao traje do jogador? Noto que Gelfand usa paletó, mas sem gravata, e Anand só usa a sua camisa azul.
O traje é definido no regulamento do match. Neste match são obrigados a usar terno, mas não há menção à gravata.

Mas Anand não vem usando nenhuma vez.
Então devem ter dado uma autorização especial para ele não usar terno.

Anand usa na caisa a marca NIIT.
Pelo regulamento é permitido que os jogadores usem marcas dos seus patrocinadores.

Os jogadores são obrigados à entrevista no final de cada partida. Não podem se recusar a falar?
O regulamento obriga que os jogadores sejam entrevistados após cada partida e têm que cumprir o ritual definido pelo organizador. Jogadores sao obrigados a cooperar com a mídia. As entrevistas após partidas têm um prazo de duração, senão fica muito cansativo para os jogadores.

Qual o critério que a FIDE usa para indicar o árbitro? Os jogadores pode recusar esse ou aquele árbitro?
Geralmente o organizador indica o árbitro que não é do mesmo país dos jogadores envolvidos. Quando fui indicado para ser árbitro Chefe do Mundial do México, recebi uma carta de Kirsan concordando com a minha indicação. Fui o único brasileiro a ser árbitro chefe de um Mundial. Foi um ato muito importante para a arbitragem brasileira, que anteriormente só teve um arbitro indicado para deputy arbitret de mundial.

O que é feito das súmulas do Mundial? Quem fica com elas? Trata-se de um documento valioso e de grande valor histórico.

As súmulas são entregues ao organizador ao final do match. Por isso, não sei se o organizador envia cópia para a FIDE. O árbitro chefe tem de fazer um Relatório Final que é apreciado pelo Board da FIDE em congresso.

As peças do Mundial e relógio são guardados como relíquia?
As mesas do Mundial do México foram guardadas como relíquia. Foram especialmente construídas por um especialista francês. O encaixe do tabuleiro digital ficou fenomenal. Chegaram ao México na véspera do Mundial. Foi uma correria para montar o salão. Participei da empreitada. Cheguei com boa antecedência à capital do México. Chegamos eu e o comentarista Leontxo Garcia, muito simpático por sinal. Leontxo foi o comentarista do Mundial. Durante anos escreveu crônicas para a revista Jaque. Hoje é cronista de El País e correspondente de várias revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário